buscape/ bondfaro

sexta-feira, 11 de março de 2011

A IMPORTÂNCIA DAS FLORESTAS TROPICAIS

As florestas tropicais ajudam a estabilizar o clima por absorver o dióxido de carbono da atmosfera (CO2). Conforme as florestas são cortadas, muitas espécies ficam ameaçadas à extinção. Algumas espécies da floresta tropical somente sobrevivem em habitats naturais. A floresta tropical é a casa para um grande número de espécies de plantas e animais encontrados no mundo, incluindo muitas espécies ameaçadas de extinção As florestas tropicais úmidas ajudam a manter o ciclo d’água. O papel das florestas tropicais úmidas no ciclo hidrológico é adicionar água à atmosfera através do processo da transpiração (quando ocorre a liberação de água a partir das folhas das plantas durante o processo da fotossíntese). Na Amazônia, 50-80% da umidade permanece dentro do próprio ciclo da água.
As raízes das árvores da floresta tropical e a vegetação como um todo ajudam a protegem o solo. A floresta tropical é a casa do povo tribal que precisa da floresta para suprir suas necessidades alimentícias, de abrigo e de remédios. Entretanto, estes povos da floresta ainda podem nos ensinar muito sobre a floresta tropical. Seus conhecimentos de plantas medicinais usadas para tratar de doenças são únicos e eles têm uma grande. Apesar de eles ainda usarem a floresta para a caça tradicional e ritual, a maior parte dos Ameríndios, como estas pessoas são chamadas, fazem cultivo (como banana, mandioca e arroz), usam mercadorias ocidentais (como potes, panelas e utensílios de metal) e fazem viagens regulares a povoados e cidades para trazer alimento e vender suas mercadorias compreensão da ecologia da floresta tropical Amazônica.

Na África há moradores nativos da floresta às vezes conhecidos como pigmeus. Os pés pequenos permitem que os Mbuti movam-se na floresta mais eficientemente do que as pessoas mais altas. Até hoje, muitas das drogas receitadas pelos médicos no mundo moderno são derivadas das plantas. Aproximadamente 70% das plantas identificadas como tendo substâncias anti-cancerígenas pelo Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos são encontradas apenas na floresta tropical. O curandeiro trata o doente durante as cerimônias e rituais usando plantas obtidas da floresta. As florestas tropicais estão desaparecendo muito rapidamente. O conhecimento tradicional de plantas medicinais é passado pelo curandeiro de uma determinada vila. Necessitará do empenho de muitas pessoas trabalhado juntas a fim de assegurar que as florestas tropicais e a vida selvagem sobreviverem para que nossos filhos possam apreciá-las e desfrutá-las. . A educação é a parte mais crítica quando se pensa na salvação das florestas tropicais do mundo.
No Brasil as pessoas necessitam entender que elas têm um papel importante na perda das florestas tropicais Em países detentores de florestas tropicais, as pessoas muitas vezes não sabem por que as florestas são tão importantes. Uma fatia de grande importância para ajudar a salvar as florestas tropicais e o meio ambiente é encorajar as pessoas a viver de forma menos nociva ao mundo que as rodeia. Algumas pessoas chamam isto de “desenvolvimento sustentável.” Em países detentores de floresta tropical, muitos cientistas e organizações estão trabalhando juntas para ajudar as pessoas locais a viverem de forma que causem menos danos ao ambiente. Em países detentores de floresta tropical, muitos cientistas e organizações estão trabalhando juntas para ajudar as pessoas locais a viverem de forma que causem menos danos ao ambiente.
Os parques têm mais sucesso quando eles têm o apoio de pessoas locais morando dentro e em volta da área protegida Uma maneira efetiva de proteger as florestas tropicais é envolver as comunidades tradicionais no manejo do parque. Ao tentar proteger as florestas tropicais nós precisamos também olhar como as florestas danificadas podem ser restauradas. Embora seja impossível replantaruma floresta tropical, algumas florestas tropicais podem auto se recuperar após elas terem sido cortadas – especialmente se elas têm alguma ajuda através do plantio de árvores Ao melhorar a qualidade do solo, grandes áreas da Amazônia que foram desmatadas poderiam ser usadas para terras agrícolas.
Uma área promissora de pesquisa vislumbra as sociedades primitivas que viviam na floresta tropical Amazônica antes da chegada dos europeus no século 15. Aparentemente estas populações podiam enriquecer o solo, que é geralmente bastante pobre em nutrientes, usando carvão e corpos de animais mortos.


Mais sobre: A importância das Florestas Tropicais

Nenhum comentário:

Postar um comentário